Mesmo com o forte impacto provocado pela pandemia no setor de varejo, o Grupo Tacla Shopping segue seu plano de expansão, com o investimento de R$ 5,2 milhões em uma planta de energia solar que está sendo implantada na próxima unidade do conglomerado: o Palladium Shopping Center Umuarama. Com previsão de abertura em 2021, o empreendimento terá 100% da energia consumida pelas áreas comuns abastecida por um dos maiores sistemas de placas fotovoltaicas do setor de varejo no País, com mais de 3.200 módulos.
Esta energia limpa e sustentável tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil. De 2016 para cá, o número de sistemas de energia solar saltou de 8,7 mil para 111 mil no País – comprovando que o sistema fotovoltaico é, além de sustentável, econômico e eficiente – o que está atraindo cada vez mais investimentos.
O diretor do Grupo Tacla, Daniel Tacla, acredita que a iniciativa é positiva por vários aspectos. “Já possuímos esse tipo de sistema de geração de energia no Porto Belo Outlet Premium, em Santa Catarina, e observamos muitos pontos positivos. Por isso, estamos aplicando em outros empreendimentos. Gerar energia limpa e pensar em soluções sustentáveis, que resultam em resultado positivo para a empresa e para os lojistas”, ressalta.
Além de adquirir uma das tecnologias mais inovadoras do mercado, fornecida pela WEG, o sistema de energia solar do Palladium Umuarama vai evitar a emissão de aproximadamente 1.270 toneladas de CO2 – ou seja, o equivalente ao plantio de 7.800 árvores por ano. Além disso, o sistema será autossustentável, gerando energia suficiente para abastecer o todo o empreendimento.
Localizado em uma das principais vias de Umuarama (PR), o shopping contará com mais de 120 lojas, sendo 10 âncoras, 20 opções na praça de alimentação, 4 salas de cinema e mais de 1.200 vagas de estacionamento. Com obras em andamento, o projeto de iluminação é realizado pelo lighting designer americano Theo Kondos, um dos mais renomados especialistas do mundo nessa área. Já o projeto de paisagismo é conduzido por Renata Tilli, que tem ideias implementadas em dezenas de empreendimentos.
Sobre o Grupo Tacla Shopping
Conglomerado com mais de 80 anos de tradição, experiência no varejo e referência no setor em todo país, o Grupo Tacla possui oito empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, sendo eles: Catuaí Palladium Foz do Iguaçu (PR), Jockey Plaza Curitiba (PR), Palladium Curitiba (PR), Palladium Ponta Grossa (PR), Ventura Shopping Curitiba (PR), Itajaí Shopping (SC), Porto Belo Outlet Premium (SC) e Shopping Cidade Sorocaba (SP). Outras duas operações estão em fase de construção no Paraná: Citycenter Outlet, em Campo Largo, e Palladium Umuarama. www.taclashopping.com.br