Grupo Tacla lança aplicativo para integrar físico e digital

Para fortalecer a estratégia omnichannel, Podi oferece vantagens ao consumidor, como integração com WhatsApp, promoções exclusivas e funcionalidades de conveniência

A transformação digital foi acelerada no Brasil em 2020 e a expectativa é que no próximo ano esse movimento se intensifique. Mesmo durante a pandemia, quando a economia sofreu forte retração, os investimentos em novas tecnologias cresceram 4,2% no primeiro semestre deste ano, chegando a movimentar R$ 41 bilhões, de acordo com o IDC (International Data Corporation).

E o varejo foi um dos setores que mais receberam aportes, por conta dos novos comportamentos de compra dos brasileiros. Exemplo disso é o Grupo Tacla Shopping, conglomerado com oito empreendimentos em operação e três em construção no Brasil, que vai lançar ainda em novembro o aplicativo chamado “Podi”. Idealizado pelo Tacla Labs, braço de inovação do grupo, o app agrega diversos serviços e funcionalidades que prometem facilitar a experiência do consumidor, estreitar os laços de conexão e fidelização, e também potencializar vendas dos lojistas.

Na versão disponível, o usuário pode encontrar informações de lojas e restaurantes, horários de funcionamento, resgatar descontos exclusivos, trocar notas fiscais por cupons para concorrer em sorteios dos shoppings, comprar ingressos do cinema e pagar o ticket de estacionamento. Outra funcionalidade é o PodiConversar, ferramenta de venda direta, que possibilita o contato com as lojas de maneira integrada com o WhatsApp, onde o cliente pode combinar a compra diretamente com o lojista.

Na segunda fase do aplicativo, prevista para início de 2021, o Podi oferecerá seu próprio marketplace, onde será possível comprar em lojas e restaurantes dos shoppings, com entrega em delivery em até duas horas, em localizações no raio de entrega pré-estabelecido. A previsão que o marketplace seja lançado inicialmente no Palladium Shopping Center e, em seguida, no Ventura Shopping – ambos em Curitiba (PR).

Os investimentos em tecnologia, que chegaram a R$ 1 milhão, já estavam programados, mas os prazos foram encurtados por conta do período. “Prevíamos lançar o Podi apenas em 2021, mas tivemos que nos antecipar. E seguiremos investindo em novas soluções que facilitem a vida dos nossos clientes. Seja por meio de iniciativas próprias, ou com parcerias, vamos sempre buscar a inovação e reforçar a nossa estratégia multicanal, para atender aos anseios dos consumidores e de nossos lojistas. O Podi é um passo muito importante nesse caminho sem volta e já estamos planejando outras soluções, que serão lançadas em breve”, ressalta o diretor de inovação do Grupo, Gustavo Tacla.

Ele lembra ainda que, por meio do aplicativo, também será possível ampliar o conhecimento sobre novos comportamentos de consumo. “A tecnologia é essencial para entender como podemos nos antecipar às tendências e melhorar a experiência do nosso consumidor dentro dos nossos shoppings. Com uma equipe própria que desenvolverá constantemente novos produtos e tecnologias, vamos conseguir entender e aprender com os dados gerados a partir do aplicativo – sempre respeitando as normas da LGPD – para integrarmos cada vez mais o físico e o digital”, finaliza.

Tacla Labs

Em 2019, o Grupo Tacla criou o Tacla Labs, um hub de inovação que pensa e executa soluções tecnológicas de forma própria ou em parceria com os mais diversos ecossistemas espalhados pelo país. Por meio de parcerias, pensa em ferramentas para a geração de novos negócios e ampliação dos atuais. Além disso, por meio do programa Connecta, faz o relacionamento, conexão e catalogação de startups.

Desde 2019, no início da sua atuação, o Tacla Labs já firmou parcerias, como a com a Delivery Center para implementação de hubs logísticos e integração aos maiores marketplaces do mercado (B2W, Mercado Livre, Google, Ifood e Rappi), disponibilizou o pagamento de estacionamentos de shopping do grupo via Bancos Digitais, implementou projeto dos lockers (armários inteligentes), desenvolveu novos sistemas de back office e gestão, e lançou um projeto inédito de totens de autoatendimento multiloja para realização de pedidos nos estabelecimentos de alimentação.

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